O que significa "cadastro positivo" e para que serve? | Dunning

O que significa "cadastro positivo" e para que serve?

O cadastro positivo, que cria um ranking de bons pagadores, passou a ter adesão automática. A medida foi apresentada em 15/12/2016 pelo Governo Federal. Todos os brasileiros com CPF serão incluídos automaticamente no cadastro positivo. 

Esse cadastro funciona como um banco de dados do bem. Para os bons pagadores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, ele vai permitir acesso a crédito, produtos e serviços das empresas fornecedoras com juros mais baixos e condições diferenciadas.

O cadastro ainda pode levar a uma redução dos spreads (diferença entre o custo do banco para captar recursos e o que o consumidor paga ao fazer um empréstimo). Com uma melhor avaliação de risco, empresas poderão desenvolver mais adequadamente suas estratégias para a liberação de crédito (financiamentos, produtos e serviços) o que vai reduzir a inadimplência.

Quando o Dunning coleta e armazena os dados históricos de pagamento dos clientes da empresa ele está criando o cadastro positivo destes. Ao fazer os cálculos de score de crédito e índice de inadimplência ele está montando um ranking de bons pagadores. Com o passar do tempo, quanto mais dados e de mais qualidade, a empresa está melhorando o cadastro positivo e criando seu próprio bureau de crédito, neste caso, especializado no seu ramo de atuação.