Carregamento do arquivo de retorno CNAB | Dunning

Carregamento do arquivo de retorno CNAB

O carregamento dos arquivos de retorno CNAB provenientes do banco para o Dunning é muito importante para manter o sistema atualizado e evitar cobranças indevidas e desnecessárias. Estes arquivos contém informações sobre os registros de novos títulos para geração do boleto e sobre os pagamentos ora efetuados. Toda movimentação bancária portanto deve ser informada ao Dunning para que ele possa extrair ao máximo seu potencial de gestão de recebíveis. Quanto maior a frequência deste carregamento, melhor (geralmente, sempre na existência de qualquer movimentação financeira da empresa).

Para carregar um arquivo de retorno do banco para o Dunning, acesse 'Bancos/Carregar arquivo de retorno' e clique no botão 'Importar' após selecionar o banco e escolher o local onde o arquivo se encontra (com extensão .RET).

Observação importante: a geração de boletos bancários será permitida somente para os títulos que recebem o retorno do banco com status ‘Registrado’. Isso é adotado como medida de segurança para que nenhum boleto seja enviado sem ter o devido registro feito.

Após a importação do arquivo de retorno, é apresentado o registro dos arquivos de retornos com o número de títulos importados, nome do cliente, data de vencimento, enfim, semelhante à tela de 'Gerar arquivos de remessa' Basta clicar para visualizar os títulos.

Quando a leitura do arquivo é finalizada, o Dunning registra os títulos que são retornados, e também conciliar (subtrai) todos os pagamentos realizados. Se há registros de retorno que não estão cadastrados no sistema, ele apresenta o registro com status ‘Erro’ informando que é um título não cadastrado.