Busca por cliente | Dunning

Busca por cliente

A busca ou pesquisa por cliente está disponível ao clicar na barra lateral esquerda em 'Cadastro/Clientes'. Na respectiva tela é possível pesquisar por um cliente específico ou acessá-lo através dos vários filtros disponíveis. É possível personalizar a tela de acordo com o layout de preferência (ordem com que são apresentadas na tela) do usuário e de acordo com as características da sua operação (dependendo do ramo de atividade da empresa, algumas características são mais importantes que outras em aparecem na tela para facilitar a pesquisa).

A tela de 'Clientes' apresenta todos os clientes que compõem a carteira de recebíveis da empresa carregada no sistema. Pode-se optar por presentar todos em forma de uma lista, somente os ativos ou os inativos.

Seja este cliente pessoa física ou jurídica, no mínimo, são apresentadas as seguintes informações básicas destes clientes:

  • Código: identificador, geralmente numérico, que definido pela empresa cujos clientes estão vinculados
  • Nome: empresa, devedor, cliente, enfim, quem poderá receber uma ação de cobrança e será objeto de análise pelo sistema.
  • Tipo: pessoa física ou jurídica associado ao código e nome acima citados
  • CNPJ ou CPF
  • Situação: ativo ou inativo (por exemplo, com débito em aberto ou sem baixas)

Informações adicionais podem ser apresentadas desde que a configuração dos campos personalizados tenha sido feita previamente.

A tela ainda apresenta um botão no canto superior direito 'Adicionar cliente' cujo usuário pode, manualmente, adicionar uma pessoa física ou jurídica a sua carteira. Neste caso, é solicitado o código, nome, tipo, CPF/CNPJ e qual grupo econômico está associado este novo registro.

Ao lado do botão 'Adicionar cliente', o botão 'Gerar indicadores e réguas' irá acionar um mecanismo de atualização dos indicadores IDI, IDC, limite de crédito sugerido e prazo de pagamento sugerido, bem como todas as réguas de cobranças de todos os CPF/CNPJ cadastrados no sistema. Embora este mecanismo esteja programado para executar, automaticamente, 1 vez por dia fora do horário comercial padrão, o usuário pode executá-lo a qualquer momento. No entanto, não é recomendado fazer esta ação quando se possui uma carteira com dezenas de milhares de títulos ou clientes pois pode demorar um tempo demasiado ou deixar o sistema instável justamente no momento do seu uso.

Ao clicar em algum cliente específico, o usuário é então direcionado para a tela específica desde por onde poderá executar as ações de análise de crédito e cobrança proporcionada pelo sistema.