Entendendo a tela de início | Dunning

Entendendo a tela de início

A tela de início do sistema apresenta uma visão geral de toda a carteira de recebíveis da empresa. O tamanho da carteira de clientes (somatório de adimplentes e inadimplentes), indicadores calculados diariamente acerca da capacidade de pagamento e chances de atraso, além da quantidade de títulos faturados, recebidos e a vencer são aqui apresentados.

Tamanho da carteira de recebíveis

É a quantidade de clientes (pessoa jurídica ou física) cadastradas no sistema. Do ponto de vista de uma agência de cobrança, possivelmente serão contabilizados os devedores do seu cliente (credor). Em se tratando de uma empresa (consumidor final) usuária do sistema, possivelmente estará contabilizado aqui clientes adimplentes e inadimplentes.

Índice Dunning de Crédito (IDC)

O Índice Dunning de Crédito - IDC é a média dos índices de todos os clientes da carteira. Seu valor varia de 0 até 1.000, sendo:

  • Próximo a 0 (zero): representa uma carteira cujo risco de concessão de crédito é elevado (ou ainda, possui um limite de crédito baixo).

  • Próximo a 1.000 (mil): representa uma carteira cujo risco de concessão de crédito é baixo (ou ainda, possui um limite de crédito alto).

Podemos interpretar o IDC como um indicador de "saúde financeira" da carteira: quanto maior, melhor. No caso de uma agência de cobrança que atua com carteiras apenas de vencidos, o IDC inicia-se próximo a 0 (zero) e cresce a medida que são registrados os acordos no sistema. No caso de uma empresa (consumidor final) usuária do sistema, o IDC inicia-se com valores maiores.

O Índice Dunning de Crédito - IDC aqui calculado varia em função do conceito do cliente quanto ao risco de crédito (valor z da curva normal correspondente à probabilidade de inadimplência do cliente), valores mensais dos títulos pagos registrados no sistema e média móvel da série histórica de pagamento de títulos registrada. Considera ainda o número de meses em que houve pagamento de títulos da série histórica considerada e o percentual associado ao risco de mudança do comportamento do cliente.

Índice Dunning de Inadimplência (IDI)

O Índice Dunning de Previsão de Inadimplência - IDI é a média dos índices de todos os clientes da carteira. Seu valor varia de 0 até 100%, sendo:

  • Próximo a 0% (zero) porcento: representa uma carteira cuja chance de atraso no pagamento é mínima.

  • Próximo a 100% (cem) porcento: representa uma carteira cuja chance de atraso no pagamento é máxima.

Podemos interpretar o IDI como um indicador de "atraso no pagamento" da carteira: quanto menor, melhor. No caso de uma agência de cobrança que atua com carteiras apenas de vencidos, o IDI inicia-se próximo a 100% (cem) porcento e diminui a medida que são registrados os acordos no sistema. No caso de uma empresa (consumidor final) usuária do sistema, o IDI inicia-se com valores menores.

O Índice Dunning de Inadimplência - IDI aqui calculado varia em função de todas as probabilidades de inadimplência de toda a carteira. O IDI é diferente de um índice de inadimplência tradicional pois realiza uma previsão, projeção ou cálculo de chance futura de ocorrer atraso a partir de um comportamento passado.

O IDI e o IDC são calculados em relação aos dados de todos os clientes da carteira. IDI igual a 1.000 (mil) significa cliente ou devedor com a máxima capacidade financeira dentre os demais. IDI igual a 0 (zero) significa cliente ou devedor com a mínima capacidade financeira dentre os demais. Portanto, os cálculos são sempre relativos e com dados

Visão estratégica da carteira (gráficos, números e percentuais)

Inicialmente, o usuário pode selecionar datas inicial e final que irão definir o período em que as informações referentes a carteira de recebíveis serão mostradas numericamente no canto direito da tela e graficamente no canto inferior da tela.

O gráfico (histograma) apresenta, dentro do período selecionado, a discretização dos valores recebidos (soma de todos os títulos com data de vencimento e data de pagamento no período) e não recebidos (soma de todos os títulos com vencimento no período e ainda não pagos - valor vencido e valor a vencer).

Ao lado direito do gráfico, os valores recebidos, a vencer e vencidos são novamente apresentados no entanto de maneira consolidada para o período selecionado. Ainda no lado direito do gráfico é possível observar, dentro do respectivo período selecionado:

  • Quantidade de títulos de todos os clientes.
  • Valor total dos recebíveis (carteira com todos os títulos de todos os clientes, estando eles pagos ou não pagos, aberto ou em atraso).
  • Valor recebido (soma de todos os títulos pagos de todos os clientes)
  • Valor a vencer (soma de todos os títulos de todos os clientes com data de vencimento dentro do período selecionado).
  • Valor vencido (soma de todos os títulos de todos os clientes com vencimento dentro do período selecionado e não pago).